terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O (des)acordo explicadinho


"Kell,

Descobre para mim qual a maneira correta de se escrever auto-clave (equipamento que esteriliza meios e materiais de laboratório)?

E também qual a maneira correta de escrever auto-clavação ou auto-clavagem (processo de esterilização na auto-clave)? Qual o termo certo? Com ou sem hífen?

Valeu irmãzinha linguista!!! (sem trema, hehehehehe....)

Beijos!!!

Lê."

Ela vai me matar quando descobrir que eu publiquei esse email. Mas tudo bem, é por uma boa causa.

Então o Acordo Ortográfico entrou em vigor no Brasil. Em Portugal ainda vai demorar alguns anos. Esse assunto é daqueles que eu poderia, talvez, dedicar todo o meu blog só para falar a respeito, mesmo se eu escolhesse apenas o tópico "você é a favor ou contra?". Mas vou me limitar a falar que, independente se é bom ou ruim, temos agora uma nova regra ortográfica para seguir. Há dúvidas, as pessoas não sabem bem o que é que muda e o que é que não muda. E na verdade não precisa ser linguista (sem trema), ou "aprendiz de", para saber tudo. A dica é ter em mãos esses manuais que falam sobre as mudanças. Por exemplo, esta questão que a minha irmã queria saber. A forma como eu achei para respondê-la não foi um passe de mágica, foi simplesmente uma consulta básica a um manual que eu recebi por email. Outra dica é o site Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, que além das dúvidas sobre a nova legislação, tira dúvidas que temos normalmente sobre o português. Mostra inclusive diferenças entre o PB (Português Brasileiro) e PE (Português Europeu) e outras cositas más. E, claro, o Google, sempre ele, melhor e sempre mais atualizado pai dos burros do mundo.
E se alguém ficou curioso em saber se é auto-clave ou autoclave, deixo a explicação do manual:

"Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de R ou S. A exceção é o prefixo vice, que sempre é seguido de hífen."

Portanto a resposta é autoclave e também assim suas derivações.

3 comentários:

  1. Raqueeeeeeeeel!!!!!!!!!
    Eu vou te matar velho.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!
    Dia desses tava aqui pensando com meus botões... quando voltar para o Brasil um belo dia, verei muita coisa mudada, inclusive o idioma.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.