terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Santinhos e putas


Eu ando meio resfriada, nariz entupido, essas coisas... E, claro, espirrando muito. Aqui em Lisboa tá um tempo chato, aquela chuvinha insuportável que não para de cair (hoje até melhorou), ó(P)tima mesmo para apanhar um resfriado.

Hoje na biblioteca, ao espirrar, ouço meu amigo Igor (português) dizer:

- Santinho!

Não que eu ainda não soubesse que aqui ninguém diz "Saúde!" como se diz lá em Minas (e espero eu, no restante do Brasil), mas é porque o Igor também me contou a história da expressão. Dizem que antigamente aqui em Portugal acreditava-se que quando uma pessoa espirrava estava expulsando o diabo do corpo e que, então as pessoas diziam "Santinho", para que o diabo não voltasse para dentro do corpo. Eu, claro, com minhas piadas engraçadíssimas perguntei: "Mas então se a pessoa espirra várias vezes seguidas é porque o diabo sai do corpo em prestações?" hehehe... Ele preferiu não comentar a piada.

Lá na terra do Radek - meu namorado - a República (T)checa, quando as pessoas espirram dizem: "Na zdraví", que também é usado para brindar quando eles bebem a tão gostosa cerveja (t)checa. A mãe dele e seu senso de humor interessantíssimo diz: "Chcípni děvko". A tradução fica melhor em inglês:

- Die, bitch!

3 comentários:

  1. Querida Quel, que tudo seu coment!
    Se formos ´seguidoras` uma da outra nessas ondas cibernéticas, desde já vou avisando: nao sou toda essa vitalidade, tem época meu blog fica tao minguado que chega a dar dó.
    Mas eu tento, juro!!! hehe

    Que bom tb vc já está acostumada ao dialeto aquariano - nem todos entendem! Mas devo lhe informar que sua mãezinha é pisciana, taí a causa que ela é uma figura (e eu aquariana, maybe...)

    ResponderExcluir
  2. Oxi, será por isso eu e meu amigo português nos desentendemos?
    Nunca ia imaginar que santinho é o nosso ´saúde` (ai meu santinho!!!)

    Vc tem razão, a cerveja tcheca é boa, é a que eu compro aqui, coincidência.

    Wellington chegou a passar para vc o meu telefone? Pois então, enviei via e-mail.

    Já baixei o filme, mas nao vi ainda...

    A mae do seu namorado parece ser bem humorada hehe

    ResponderExcluir
  3. Ah naaaaaaooo, sua mae é aquariana do último dia!! Nossa, que aquariana sou eu?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.