domingo, 8 de março de 2009

Beco das toponímias

Ontem visitei um blog, o Pesa-nervos, onde li um post em que o autor mostra a foto de uma rua existente em Ipatinga- MG, no Brasil, que se chama “Rua Pablo Picasso”, e cita o nome de várias ruas em que ele moraria, que possuem nomes de personalidades interessantes, tais como Andy Warhol, Susan Sontag, Yoko Ono, etc.
Eu me lembrei que aqui em Lisboa existe uma rua chamada “Cecília Meireles” (em Benfica). Me lembrei, então, dos vários outros nomes interessantíssimos das ruas da cidade. Quando vim pela primeira vez, o primeiro nome que me chamou a atenção foi o “Beco do Chão Salgado”, que fica em Belém.

Como estava aqui somente a passeio, e não sabia se retornaria, continuei a observação dos nomes interessantes que via:


Ontem comecei a pesquisar o nome de outras ruas. A Patrícia me falou sobre o nome de uma rua em Lisboa que, inclusive, foi motivo para a criação de um prolóquio: “Não tentes pôr o Rossio na Rua da Betesga”, já que as proporções entre a Rua da Betesga (Betesga significa rua estreita) e o Rossio (que é uma das maiores praças de Lisboa) são totalmente díspares, logo, tarefa impossível. Achei uma explicação mais interessante no blog delisboa.

Em um outro blog, o Ruas de Lisboa com alguma história encontrei referências a outras ruas, como “largo das necessidades”, “rua dos bacalhoeiros”, “rua da triste feia”… De acordo com o blog sobre esta última: Diz a tradição que ali moravam três irmãs. Duas normais, enquanto que a terceira tinha feições tão pouco agradáveis à vista dos rapazes que os que passavam fugiam comentando: «que focinho de porca», ou ainda «que medonha seresma». A simpatia não correspondia à beleza e a moça, apesar de ter ficado sozinha na vida, travou amizades. Estava sempre sentada à porta, numa melancolia doente. Depois de morrer, ninguém a esqueceu e o sítio ficou conhecido pelos seus atributos. Que dó.


Se a triste feia morasse na Rua do Arco do Cego ela não teria sido percebida e nem nunca teria recebido essa homenagem. Feia, triste e esquecida seria muito pior.

2 comentários:

  1. Feliz Dia da Mulher para a Triste Feia! E para vc também!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Que coisa, será que só em PT tem esses nomes? rss

    Saudade daqui...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.