quarta-feira, 22 de abril de 2009

Torcicolo


Segundo o Houaiss a origem da palavra vem do italiano torcicollo: de torcere 'torcer' + collo 'pescoço'.

A origem da dor vem de uma sigla formada pelas letras P e Q mas eu prefiro não contar a etimologia.

A solução vem da combinação de duas coisas:
  • do francês massage que por sua vez vem do latim mattea, que virou matèola: pau, cabo de enxada.
  • do latim repaúso,as,ávi,átum,áre 'repousar, descansar'.
Segundo o site torcicolo.com "não é raro o espasmo aparecer subitamente, sem causa aparente, ou mesmo durante o sono." 

Espasmo vem do grego spasmós,oû 'ação de puxar da espada; agitação violenta, convulsão'.

Sono vem também do latim sómnus.

A palavra dor eu nem preciso de olhar no dicionário. Vem do latim DOLORE, caindo o L (característica básica do português, queda de L intervocálico) ficando do or e, por fim, dor.

Sabem porque eu sei de tudo isso?

A etimologia do meu torcicolo é a junção da cadeira dura com a mesa baixa e com os livros que tenho na minha escrivaninha desde sábado por causa da minha prova de amanhã.

Espero que o resultado final venha do latim 'successus,us 'entrada, abertura; aproximação, chegada, vinda; bom resultado, bom êxito, bom sucesso'.

3 comentários:

  1. Ei Raques, me chama que eu vou cuidar do seu torcicolo!!beijos e saudades

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte então Quel, espero sua dor seja recompensada né!

    ResponderExcluir
  3. Sempre detestei véspera de exame, até tinha insónias. Mas coragem! Uma boa nota no teste e o torcicolo será esquecido! Bjs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.