terça-feira, 16 de junho de 2009

Pará... o quê?

O Luiz Viana David lançou uma questão em seu blog, sobre o gentílico de quem nasce em Pará de Minas, Minas Gerais, a cidade do meu querido paizinho. A questão era que nunca se soube exatamente se o tal gentílico seria paraense, paraminense, paraense de Minas, pará-mineiro e alguns outros. A minha vida toda eu ouvi da boca dos meus familiares paraminense e, pra falar a verdade, nem sabia que essa dúvida existia. Quando eu lia paraense (algo não tão difícil assim de se encontrar nos comércios da cidade) sempre achei estranho mas nunca, na verdade, pensei sobre o assunto. O que aconteceu, então, é que o meu tio José Antônio, o Tonhão, consultou junto à Academia Brasileira de Letras (pasmem! eles têm um tira-dúvidas: ABL Responde) e descobriu:




ABL RESPONDE

Pergunta : Sou natural de Pará de Minas (Minas Gerais), onde há atualmente uma grande polêmica sobre o gentílico correto para os naturais da cidade. A maior preferência é por "paraminense", sem hífen. Estaria correto? Ou tem que ser "pará-minense". Fala-se também de "paramineiro", "pará-mineiro" e ainda de "paraense", ou até mesmo de "paraense de Minas". Seria possível determinar a forma correta? Ou é questão de gosto pessoal?

Resposta : Quem é natural ou habitante de Pará de Minas MG é paraense.


Muito mais charmoso que o tal do campineiro (Sempre odieiiiiiii isso)! Ô fado, meu Deus! Mas será que paraense pega?

3 comentários:

  1. Não vou nem comentar esse seu comentário vc sabe bem porque né? Podia ter colocado a questão de outra maneira. Nojento. Foi mal, mas é nojento. Te amo, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, sabe que desde que comecei o texto estava pensando em paraense? Acho fica mais bonitinho tb.

    ResponderExcluir
  3. Pará é também um nome de um estado do Brasil, não é? Ou estou a fazer confusão? Na minha opinião acho que paraense soa melhor que paraminense, mas esse "minense" mostrava que era de Minas. Assim se calhar confunde-se com o nome dos habitantes do estado do Pará!
    Eu acho engraçado isso dos nomes das terras e seus habitantes. A minha mãe nasceu numa aldeia chamada Papízios!! Os habitantes são papizences??!! Farto-me de gozar com ela por causa disso!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.