quarta-feira, 22 de julho de 2009

Que próximo livro ler?


Quando terminamos de ler um livro, em geral, temos a grande dúvida: qual o próximo livro a ler?

Algumas pessoas que eu conheço, correm para a lista dos best sellers publicada pela Veja. Outras lêem outro livro do mesmo autor, alguns recorrem à biblioteca pessoal, da escola, do trabalho ou, ainda, às vezes, vão a uma livraria e escolhem um livro por acaso (que, claro, tem todo o seu charme!).

A novidade é que descobri através do blog Visceras Literárias, que existe mais uma possibilidade para decidir qual próximo livro ler. E a ferramenta é o site The Book Seer. Lá, você digita o nome e o autor do último livro que leu e ele lhe dá algumas sugestões para a sua leitura seguinte. Muito simples e rápido.

Os títulos dos livros devem estar em inglês. Mas, por exemplo, eu escrevi Agosto, Rubem Fonseca & Gabriela, Jorge Amado, e ainda assim obtive resposta: mas em inglês. O que não é tão problemático, não é? Nos dias de hoje temos o google que serve pra resolver este tipo de questão. Basta uma pesquisa por nome de autor para que a versão traduzida para português (se houver) apareça de frente aos nossos olhos.

As dicas são dadas pela Amazon e LibraryThing.

Boa leitura!

4 comentários:

  1. Poisé, antes sequer de acabar de ler o post fui correndo lá no site porque achei a idéia o máximo. Mas aí me deparei com alguns inconvenientes que me broxaram...

    1) Digitei "Little Children" do Tom Perrota e outro do Colm Toibin e nada! Estranhíssimo pois como o projecto é apoiado pela amazon (o que pode ser tbm uma mera estratégia de marketing) e os autores - de língua inglesa - têm quase todos os livros no site (fui confirmar depois)provou que a base de dados deles é...falha :(

    2) Só sugere livros em inglês. Você deu dois exemplos de grandes autores brasileiros traduzidos em muitas línguas.

    3) digitei "inferno" da patricia melo e apareceram duas recomendações de autores igualmente estrangeiros mas traduzidos em inglês, ao lado, uma lista gigantesca de autores brasileiros consagrados...qual o critério?! adoro a Melo mas odeio "a casa dos budas ditosos" do Ubaldo Ribeiro que a pesquisa recomenda. Um é um policial e outro um livro sobre sexo, a luxúria. A unica que os une é a nacionalidade dos autores: BRASIL!

    A intenção é otima, claro, mas meio amadora :( o que é uma grande pena.

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu sou uma privilegiada.

    Não preciso de lista da Veja, nem de qq site, etc...quando eu acabo de ler um livro e me pergunto qual será o próximo (que milagre, eu estou realmente lendo!!!!), ligo para minha rimãn mais linda do mundo, que já leu, sei lá, 1.459 livros, e ela me recomenda!! Gente fina é outra coisa.....

    ResponderExcluir
  3. Detalhe: eu gosto de livros de auto-ajuda sim, e daí?? Tem gente que lê Paulo Coelho uai....

    ResponderExcluir
  4. exacto, essa é a minha constante pergunta, nestes últimos tempos não tenho lido muito devido à Orkut leitura em directo lol
    embora a leitura preferida seja na ordem pela psycologias ou fantastika

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.