quinta-feira, 22 de abril de 2010

O uso de pegar no meio da frase


[Pergunta] Tenho observado que os brasileiros, ao falarem que fizeram/vão fazer alguma coisa, dizem constantemente «eu peguei e fiz isso». Um exemplo seria: «Ontem estava nervoso, daí eu peguei e liguei para ela» ou «Estou muito nervoso. Vou pegar e ligar para ela». Existe uma explicação para o uso desse pegar no meio da frase? Seria possível fazer uma análise sintática?
Muito obrigada.

Raquel Mendonça :: Estudante de Letras :: Viena, Áustria


[Resposta] Tanto quanto me apercebo, trata-se de uma prática que também ocorre aqui em Portugal. O uso do verbo pegar seguido de conjunção e e de outro verbo principal constitui, em determinados contextos, uma forma de enfatizar a acção designada pelo segundo verbo, de a pôr em relevo. Por vezes indica também uma acção um pouco repentina e quase irreflectida.
A estrutura em que surge o verbo pegar nestas situações e com este sentido implica sempre uma relação de coordenação entre os dois verbos. É o que acontece em «peguei e liguei» e também em «vou pegar e ligar». Neste segundo caso poderemos ainda considerar que se trata de estruturas em que ocorre a elipse do auxiliar temporal: «vou pegar e [vou] ligar…»

Edite Prada :: 19/04/2010


retirado daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.