domingo, 16 de maio de 2010

Carmen

Ontem fui, fina, assistir à ópera Carmen, no Staatoper, em Viena. 
Último dia, lotado, transmitido ao vivo pela TV austríaca.


Quem pode, pode. Quem não pode... vai de Stehplätze. Mas vai... rsrsrs. Stehplatz significa, simplesmente, lugar em pé. Isso mesmo. À bagatela de 3 eurinhos você enfrenta uma fila de 2h até comprar o ingresso, tem que subir correndo os vários lances das escadarias da ópera junto com mais 60 pessoas que lhe empurram e acotovelam, depois espera mais 1h até o espetáculo começar e, finalmente, fica 3 horas em pé assistindo por entre a cabeça dos amigos stehplätzentes... mas calma! Não é horrível a ponto de se ter um ataque de trombose no meio do espetáculo, não. Há uns degrauzinhos onde dá para se sentar nos intervalos ou mesmo durante os cinco minutos menos interessantes.

E quem pensa que ópera é coisa de gente fina, melhor esquecer a finess, queridinhos. O lugar é antigo, tããão antigo que não conhece a palavra ar-condicionado. Um calor INACREDITÁVEL, mesmo num dia chuvoso e friorento, além de abafado. Todas as velhinhas resolvem passar os perfumes mais doces e cítricos do mundo no mesmo dia, para ir ao mesmo local, afinal, são elegantes e bem arrumadas (sic!), e os pobres mortais da linha de trás sofrem com o odor imperial. Mais engraçado, ainda, são os looks. Oh, mein Gott! Quem paga caro, vai arrumado. Com saia plush longa azul ou vinho, terno sob-medida do tataravô que já se foi e tudo o mais!!!!!! Os companheiros Stehplätzentes, claro, não se importam: tênis, sapatilhas, jeans, camisetas e, claro, um xale. Não porque é chique, benhê, mas porque marca o seu lugar e você não corre o risco de perdê-lo se alguém resolver brigar com você. Na ja, claro que há brigas para um lugar ao... er... à frente das cabeças.

Entre mortos, feridos e vovós, salvaram-se todos e o espetáculo começou. Wunderbar!! Ich liebe Wien.

3 comentários:

  1. "entre a cabeça dos amigos stehplätzentes" ahahaha adoro estes brasilianisch germanismos. A minha amiga Manuela soltou uma estes dias que a gente chorou de rir: "vamo embora que fulano ta dando uma langweiliZADA na coisa" ahaha lindo!

    "E quem pensa que ópera é coisa de gente fina, melhor esquecer a finess, queridinhos. O lugar é antigo, tããão antigo que não conhece a palavra ar-condicionado"

    ah fia, mas lugar antigo é sinonimo de COISA FINA né? independente de ter ar condicionado ou não. Já imaginou opera na Aula Magna? rss

    mas agora vem cá, vc ficou sentada BUNITA e vienense?

    ResponderExcluir
  2. Vc tem noção do tanto que eu odeio coisa velha? Coisas mofadas, velhas, com cheio de naftalina... tudo isso pra mim é out! Porque não reformar todas esses lugares para um estilo clean and clean (no sentido limpo mesmo)? hahaha ISSO É SER CHIQUE!!!!!! :)

    sentada, eu? claro... no degrauzinho ao pé do meus amigos stehplätzentes... :) mas não foi langweilizante, não!! foi toll!

    ResponderExcluir
  3. como é que vcs conseguem misturar tanta língua em um só parágrafo??? Jesus!!

    rsrsrs, love u!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.