domingo, 30 de maio de 2010

Porque amar viver em Viena?

Viena foi eleita esta semana pelo 2º ano consecutivo a melhor cidade do mundo em qualidade de vida. Aproveitando a deixa, e também porque fiz com Lisboa, coloco aqui as minhas 10 razões para se amar viver em Viena.

1. Verde
Viena é linda e inacreditavelmente arborizada! Todos os canteiros tem flores; no começo da primavera era um tal de tulipas por metro quadrado que meu coração não aguentava! São parques e mais parques a sua disposição para deitar, ler um livro ou fazer um piquenique (se o tempo ajudar, claro!), cada um mais lindo que o outro.


2. Transporte público
Não se preocupe, você não vai esperar mais do que 5 minutos por um bonde, metrô, trem ou ônibus - que são as opções disponíveis em toda a cidade, e estão intercalados. É bem comum sair de um metrô e ter um bonde saindo dali a 2 minutos. Todos têm acesso para deficientes físicos, pais com carrinho de bebê (que aliás é o que mais se vê por aqui... onde já se viu dizer que a natalidade anda caindo na Europa? Em Viena, não!!) e até mesmo para a sua bicicleta. Todas as estações de metrô e trem têm acesso com elevador e escadas rolantes.

3. Ciclovias
Merecem uma atenção especial e por isso não entram na lista dos transportes públicos. A cidade inteira tem ciclovia! É um paraíso para quem, como eu, ama pedalar. Claro que o frio e a chuva atrapalham um pouco a atividadji, mas é a coisa mais gostosa do mundo passear de bicicleta pelas ciclovias rodeadas por árvores e tulipas.

4. Cafés
Há cafeterias por todos os lados, com acesso à internet gratuito. O café em si não é lá a bica lisboeta ou o bom e velho café mineiro... mas é também não é o lixo do café alemão. Bons cappuccinos e o tal do Melange, que nada mais é que café com leite, também tem seu lugar. A cafeteria que era frequentada pelo Freud é uma boa dica; apesar da fama, não é mais cara por isso.



5. Knödel
Já falei dele aqui no blog, o knödel, que é uma bolinha de batata com toucinho frito dentro (parecido com o Knedlik tcheco), é a delícia mais gorda e mais maravilhosa que existe em Viena. Schnitzel não tem graça.

6. Cerveja e vinho
A cerveja não precisa de apresentações. É tudo de bom. Tem umas variações regionais, umas opções com limão Radler ou com um refrigerante regional muito gostoso que é chamado Almdudler (lembra o guaraná, mas é menos doce e mais azedinho). O vinho é gostoso, mas nada de especial. Especial é o fato de haver produção de vinho na região metropolitana de Viena - a única capital européia com seu próprio distrito de vinhos (que fica no fim da minha (longa) rua...) - que são vendidos em vilarejos próximos daqui.

7. As bibliotecas públicas
Não é exclusividade de Viena, mas não poderia deixar de constar na minha lista. Acho que, do ponto de vista de uma brasileira, o acesso aos livros em qualquer país europeu é impressionante. A organização das bibliotecas, o acervo (Ahhhhhhhh!!!!!!), a qualidade das edições e o fato de os cidadãos as frequentarem assiduamente é de encher os olhos.

8. Chinatown
Vai ter comida japonesa e chinesa assim lá na casa do... ICH LIEBE ES.


9. Cultura
Não é verdadeiramente acessível para estudantes como eu; Viena é uma cidade cara, não é surpresa. Existem diversas opções: concertos, teatro, cinema e museus com exposições interessantes. Sem falar na Ópera. Adoro!

10. Proximidade com muitos países
Viver em Viena é estar a poucas horas de Budapeste (cof, cof..), Praga, Veneza, Zagreb, Munique, Zurique und so weiter... viajar é preciso!

5 comentários:

  1. Ah! como é deliciosa a sensação de ter sentido/presenciado vários desses itens!!!
    Posso adicionar itens na sua lista?

    11. Viena previlegia quem gosta de animais: o Zôo da Sissi e a escola de equitação são um show a parte!

    12. Melhor Eisben! O alemão, novamente (e alegremente!) é um lixo.

    13. The best of: você pode fazer xixi/nº 2 ouvindo ópera!!!!!!!!!!!

    Love u!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda me pergunto se se os quesitos sol e bom humor entrassem no questionário destas pesquisas, qual seria o ranking mundial...

    ResponderExcluir
  3. Kell,
    Fui convidada por uma revista de turismo para escrever poucas linhas sobre alguma cidade especial que conheci. Confesso-lhe que a escolha não foi fácil... Acabei optando pela LINDA E CHARMOSA VIENA. Conheci vários lugares maravilhosos... Mas, estar aí com você, com o meu amor e com os meus pais foi tudo de especial e inesquecível!!! O artigo deve ser publicado na edição do mês de agosto. Se tudo der certo, vou poder te entregar um exemplar pessoalmente!!! Mil beijos, Dri.

    ResponderExcluir
  4. Ual, estava pesquisando um lugar melhor para se viver. Encontrei Viena em um site que falava sobre os melhores lugares do mundo para viver. Minha vó nasceu ai acredita... Mas ela morreu antes mesmo de eu conhece-la.
    Pesquisando e pesquisando encontrei seu blog, confesso que fiquei louca para conhecer Viena.
    Precisava apenas de uma motivação...kkkkk
    Flor, você poderia me adicionar, eu tenho umas pequenas dúvidas, por favor =D
    wendyaires@hotmail.com

    Muito obrigada.
    bjinho

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.