quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Primeiras considerações magyarianas

Sziasztók! É assim que se saúdam duas ou mais pessoas em húngaro. Tanto quando você chega, como quando você se vai. A versão individual é Szia! e, também, diz-se Hello! quando você se vai. É mais ou menos como o Radek faz quando chega num lugar e diz Ciao! para as pessoas que acabou de encontrar. E olha que ele é tcheco, não italiano. Você já confundiu tudo?

Pois bem, Budapeste, cheguei. Brasileira, mestrado em Língua e Cultura Portuguesa, namorado tcheco com banda húngara, comunicação interna: basicamente um dialeto local. Pusinko, I love you muitão, é pouco, ou quer mais? Melhor não procurar, pois você vai achar. Hoje às 18:15h comecei a me aventurar na única língua que, segundo as más línguas, até o diabo respeita: começaram as minhas aulas de húngaro.

E para aqueles que já estão tristes achando que hei de esquecer a língua dos Habsburgos, relaxem. As duas únicas amigas húngaras que já tenho conheci durante o curso de alemão, respectivamente em Lisboa e Viena, e, portanto, conversamos na língua de Goethe. Além disso, na universidade continuarei a assistir aulas de alemão. Alemão, Português e Húngaro. Nice.

No mais, as considerações iniciais sobre Budapeste são: o povo húngaro é muito, muito, muito bonito. Eles sorriem entre si e se agasalham muito para pouco frio. (Como fazem no alto inverno?) AS bibliotecaS da universidade são lindas, lindas! A maior parte dos motoristas dos bondes é mulher e loira. E eu tenho prazeres Amélie Poulain todos os dias quando o bonde cruza o Danúbio Verde e eu vejo o Gellért Hill, o castelo de Buda e a ponte das correntes. A palavra mais engraçada é dzsessz. E a pronúncia é fácil! Como não poderíamos saber que se trata de jazz? O primeiro palavrão é Bazdmeg. Sem traduções. 


E a forma de dizer QUAL O SEU NOME? é.... não!!! 
kösönöm é obrigado.

mi a neved? :D

2 comentários:

  1. Me deu água na boca, e muita ansiedade para estar em Buda de novo!!!!!!!!! Chega logo setembro de 2011!!!!!! Vou começar a contagem regressiva: faltam 330 dias!!! Love u!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga! tanta coisa, tanta novidade.. sempre bom mudar e poder conhecer pessoas e novos lugares!!!

    Seja feliz e continue linda!!

    beijos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.