quarta-feira, 18 de maio de 2011

Livro do MEC

Me indignei quando li estes dois posts ridículos aqui e aqui, e ia ficando caladinha, mas acho que não posso deixar de comentar algo sobre aquilo que gosto tanto: a língua portuguesa.

Então os novos livros do MEC registram as diferenças entre a língua oral e a língua escrita, com exemplos? Pronto. Pano pra manga. "Neguinho" já começou a falar que todo mundo vai "iscrevê axim", que "nós vai" vai virar norma, que "dois pastel e um chopis" fará parte do texto da nova constituição. Muita ladainha para meu ouvido. Se as pessoas NO MÍNIMO abrissem a boca quando tivessem certeza do que estão falando, aí sim, seria muito bom, mas adoram dar uma de Magda. Leem as notícias sem ter um mínimo de capacidade de interpretação e, pior, de análise (e ainda se gabam da suas escolas particulares), e já metem o ferro.

Eu não estou aqui para falar de política, eu aliás quero ficar bem longe deste tópico. A única coisa da qual eu gosto e que quero entender, e mesmo assim ainda preciso aprender muito, é linguistica.

Como eu disse no comentário que fiz no blog Saindo da Matrix, a questão primordial aqui é colocar o aluno em contato com algo que existe, sempre existiu e vai continuar existindo (e mudando a cada dia): as diferenças entre língua falada e escrita. Eu acredito que tendo consciência da diferença entre essas duas coisas os alunos serão, sim, capazes de perceber que quando escrevem não estão falando e, então, serão capazes de escrever melhor. Ter consciência de uma coisa amplia as capacidades de análise, conhecimento e uso dessa "coisa" (Leiam Pirandello, Um, nenhum, cem mil). Essa não-consciência, que durante todos estes anos nunca foi abordada, é provavelmente a razão pela qual pessoas como o tal famoso jornalista e o blogueiro, estudadas e que escrevem corretamente, não conseguem entender a diferença existente, e a não-dependência que deveria existir (ou que deveria ser amenizada) entre falar e escrever. E é esse, me parece, o objetivo de quem criou esse livro: abrir os horizontes e criar capacidade analítica e senso de diferenciação.

Agora não me venham com a ilusão de que a escola (em qualquer lugar do mundo) vai parar o desenvolvimento de uma língua falada. Se assim fosse estaríamos ainda falando Latim. Me poupem. E se não sabem o que é "preconceito linguístico" tirem o rabo gordo de trás do computador, e procurem saber antes de tirarem conclusões precipitadas.



E, é claro, reproduzo na íntegra a resposta do Marcos Bagno, que tirei daqui:

POLÊMICA OU IGNORÂNCIA?

DISCUSSÃO SOBRE LIVRO DIDÁTICO SÓ REVELA IGNORÂNCIA DA GRANDE IMPRENSA

Marcos Bagno
Universidade de Brasília

Para surpresa de ninguém, a coisa se repetiu. A grande imprensa brasileira mais uma vez exibiu sua ampla e larga ignorância a respeito do que se faz hoje no mundo acadêmico e no universo da educação no campo do ensino de língua.
Jornalistas desinformados abrem um livro didático, leem metade de meia páginae saem falando coisas que depõem sempre muito mais contra eles mesmos doque eles mesmos pensam (se é que pensam nisso, prepotentementeconvencidos que são, quase todos, de que detêm o absoluto poder da informação).
Polêmica? Por que polêmica, meus senhores e minhas senhoras? Já faz mais de quinze anos que os livros didáticos de língua portuguesa disponíveis no
mercado e avaliados e aprovados pelo Ministério da Educação abordam o tema da variação linguística e do seu tratamento em sala de aula. Não é coisa de
petista, fiquem tranquilas senhoras comentaristas políticas da televisão brasileira e seus colegas explanadores do óbvio.
Já no governo FHC, sob a gestão do ministro Paulo Renato, os livros didáticos de português avaliados pelo MEC começavam a abordar os fenômenos da
variação linguística, o caráter inevitavelmente heterogêneo de qualquer língua viva falada no mundo, a mudança irreprimível que transformou, tem
transformado, transforma e transformará qualquer idioma usado por uma comunidade humana. Somente com uma abordagem assim as alunas e os
alunos provenientes das chamadas “classes populares” poderão se reconhecer no material didático e não se sentir alvo de zombaria e preconceito. E, é claro,
com a chegada ao magistério de docentes provenientes cada vez mais dessas mesmas “classes populares”, esses mesmos profissionais entenderão que seu
modo de falar, e o de seus aprendizes, não é feio, nem errado, nem tosco, é apenas uma língua diferente daquela – devidamente fossilizada e conservada
em formol – que a tradição normativa tenta preservar a ferro e fogo, principalmente nos últimos tempos, com a chegada aos novos meios de
comunicação de pseudoespecialistas que, amparados em tecnologias inovadoras, tentam vender um peixe gramatiqueiro para lá de podre.
Enquanto não se reconhecer a especificidade do português brasileiro dentro doconjunto de línguas derivadas do português quinhentista transplantados para as colônias, enquanto não se reconhecer que o português brasileiro é uma língua em si, com gramática própria, diferente da do português europeu, teremos de conviver com essas situações no mínimo patéticas.
A principal característica dos discursos marcadamente ideologizados (sejam eles da direita ou da esquerda) é a impossibilidade de ver as coisas em
perspectiva contínua, em redes complexas de elementos que se cruzam e entrecruzam, em ciclos constantes. Nesses discursos só existe o preto e o
branco, o masculino e o feminino, o mocinho e o bandido, o certo e o errado e por aí vai.
Darwin nunca disse em nenhum lugar de seus escritos que “o homem vem do macaco”. Ele disse, sim, que humanos e demais primatas deviam ter se
originado de um ancestral comum. Mas essa visão mais sofisticada não interessava ao fundamentalismo religioso que precisava de um lema distorcido
como “o homem vem do macaco” para empreender sua campanha obscurantista, que permanece em voga até hoje (inclusive no discurso da
candidata azul disfarçada de verde à presidência da República no ano passado).
Da mesma forma, nenhum linguista sério, brasileiro ou estrangeiro, jamais disse ou escreveu que os estudantes usuários de variedades linguísticas mais
distantes das normas urbanas de prestígio deveriam permanecer ali, fechados em sua comunidade, em sua cultura e em sua língua. O que esses profissionais vêm tentando fazer as pessoas entenderem é que defender uma coisa nãosignifica automaticamente combater a outra. Defender o respeito à variedade linguística dos estudantes não significa que não cabe à escola introduzi-los aomundo da cultura letrada e aos discursos que ela aciona. Cabe à escola ensinar aos alunos o que eles não sabem! Parece óbvio, mas é preciso repetir isso a todo momento.
Não é preciso ensinar nenhum brasileiro a dizer “isso é para mim tomar?”, porque essa regra gramatical (sim, caros leigos, é uma regra gramatical) já faz
parte da língua materna de 99% dos nossos compatriotas. O que é preciso ensinar é a forma “isso é para eu tomar?”, porque ela não faz parte da
gramática da maioria dos falantes de português brasileiro, mas por ainda servir de arame farpado entre os que falam “certo” e os que falam “errado”, é
dever da escola apresentar essa outra regra aos alunos, de modo que eles – se julgarem pertinente, adequado e necessário – possam vir a usá-la
TAMBÉM. O problema da ideologia purista é esse também. Seus defensores não conseguem admitir que tanto faz dizer assisti o filme quanto assiti ao filme,
que a palavra óculos pode ser usada tanto no singular (o óculos, como dizem 101% dos brasileiros) quanto no plural (os óculos, como dizem dois ou três
gatos pingados).
O mais divertido (para mim, pelo menos, talvez por um pouco de masoquismo) é ver os mesmos defensores da suposta “língua certa”, no exato momento em quea defendem, empregar regras linguísticas que a tradição normativa que eles acham que defendem rejeitaria imediatamente. Pois ontem, vendo o Jornal das Dez, da GloboNews, ouvi da boca do sr. Carlos Monforte essa deliciosa pergunta: “Como é que fica então as concordâncias?”. Ora, sr. Monforte, eu lhe
devolvo a pergunta: “E as concordâncias, como é que ficam então?

leia também: sergio leo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.